Mulheres produzem metade dos alimentos no mundo, no entanto, detém menos de 15% das terras. Em reconhecimento à importância dessas trabalhadoras, a Embaixada da Espanha, em parceria com IICA, FAO e ONU Mulheres, lança o Prêmio Mulheres Rurais.
A iniciativa premia conquistas de mulheres rurais e as soluções inovadoras empreendidas por elas para o bem-estar de suas famílias, organizações e comunidades. As inscrições estão abertas e se estendem até o dia 30 de dezembro de 2021.
Podem se inscrever iniciativas de coletivos de mulheres de qualquer lugar do Brasil que promovam a autonomia econômica das mulheres rurais. A premiação será realizada no Dia Internacional da Mulher, em 2022.
Lançado no Dia Internacional da Mulher Rural, 15 de outubro, o Prêmio Mulheres Rurais reconhece o trabalho de coletivos e dá visibilidade às mulheres do campo.
O foco são as conquistas das mulheres rurais (agricultoras, pescadoras, apicultoras, extrativistas, entre outras) e as soluções inovadoras empreendidas por elas para o bem-estar de suas famílias, organizações e comunidades.
O lançamento do prêmio contou com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, além de outras autoridades no tema. As inscrições abriram em 15 de outubro e se estendem até o dia 30 de dezembro de 2021.
Serão classificados e premiados três projetos de dez iniciativas finalistas. Detalhes sobre iniciativas habilitadas a concorrer ao prêmio, regras, comissão julgadora e premiação estão disponíveis na convocatória disponível aqui.
A premiação é uma iniciativa do Escritório de Agricultura, Pesca e Alimentação da Embaixada da Espanha no Brasil, desenvolvida em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a ONU Mulheres. Conta com apoio, também, do MAPA, da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OIE), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER).
Força feminina - As mulheres produzem a metade dos alimentos no mundo, entretanto possuem menos de 15% das terras. Elas representam 43% da mão-de-obra agrícola no mundo, com uma grande diversidade, incluindo indígenas, afrodescendentes, quilombolas, camponesas, pescadoras, artesãs, migrantes, jovens, adultas, idosas, empreendedoras, dentre outras.
O objetivo da premiação é chamar a atenção para a importância de promover a igualdade de gênero na ruralidade, aumentar a visibilidade da mulher rural e reconhecer a diversidade como matriz do desenvolvimento econômico, social e cultural e para o bem-estar no campo e garantia da segurança alimentar e nutricional.
* O Prêmio Mulheres Rurais – Espanha Reconhece conta com patrocínio das empresas espanholas INDRA, ACCIONA, MAPFRE, JOSEP LLORENS e CMR Fruits.
- Prazo de Inscrições: de 15 de outubro a 30 de dezembro de 2021
- Premiação: 08 de março de 2022
- Para submissão de candidaturas, acesse aqui.
Edital
Clique aqui e você fará a visualização/download do edital.