Henrique Dias Cambraia é o novo presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais - BSCA.
Conforme eleição do Conselho Diretor da entidade, ele sucede a Guilherme Salgado Rezende e terá, como vice-presidente, Carmem Lucia Chaves de Brito.
Henrique é formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Marketing na Fundação Dom Cabral e tem MBA em Negócios Internacionais na Thunderbird School of Global Management, da Arizona State University (EUA).
É proprietário da torrefação de cafés especiais Cambraia e das Fazendas Samambaia, Campo Alegre e Engenho da Glória. Localizadas em Santo Antônio do Amparo, no Campo das Vertentes em Minas Gerais, onde iniciou sua atuação em 1993 e se dedica à produção de cafés especiais desde 1998. Preside a cooperativa de cafés especiais Sancoffee, esteve à frente da SulMinas Café no final da década de 90 e começo dos anos 2000 e foi duas vezes vice-presidente da BSCA, Associação onde é membro há mais de 20 anos.
Henrique também faz parte da diretoria da Associação dos Cafeicultores do Campo das Vertentes - ACAVE, que é a gestora da IG Campo das Vertentes, desde a sua fundação em 2017.
A Família Cambraia produz cafés de qualidade desde 1896, atuando no mercado diferenciado internacional e exportando seus produtos para América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. A chave para o sucesso da Cambraia está no segredo de saber preparar blends de excelência, consistentes em sua qualidade e quantidade.
Para o novo presidente da BSCA, o grande desafio de sua gestão é dar continuidade à consolidação da imagem da cadeia de cafés especiais do Brasil e, cada vez mais, posicionar o país como um dos melhores produtores e exportadores com certificações de sustentabilidade do mundo.
O Conselho Diretor da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) elegeu sua nova diretoria para os próximos 12 meses e, entre dezembro de 2021 e 30 de novembro de 2022, o cafeicultor e empresário Henrique Dias Cambraia, representante da fazenda Samambaia, em Santo Antônio do Amparo (MG), assume a presidência da entidade, tendo como vice-presidente a também cafeicultora e empresária rural Carmem Lucia Chaves de Brito, a “Ucha”, representante das fazendas Caxambu e Aracaçu, em Três Pontas (MG).
A nova gestão da BSCA pretende dar sequência ao trabalho de promoção realizado em conjunto com parceiros e associados para continuar abrindo mercados aos cafés especiais no País e no exterior, sempre destacando que o Brasil possui qualidade em grande escala e que produz cafés com diversidade de aromas e sabores devido às condições geográficas, aos investimentos realizados em pesquisa e tecnologia e à excelente gestão dos cafeicultores com foco em sustentabilidade.
Para celebrar seus trinta anos de história, a BSCA lançou a websérie “História do Café Especial – O Olhar da BSCA em 30 Anos”.
A websérie tem 30 episódios e pode ser assistida no canal do YouTube da BSCA.